Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

Assinala-se, esta quinta-feira [18.04.2024], o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), data criada pelo Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS), em 1982 e posteriormente reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO)  na 22.ª Conferência Geral.

A efeméride destaca a importância dos monumentos e sítios na história e identidade dos vários povos, promove os sítios históricos, valoriza o património mundial, bem como alerta os Governos sobre a necessidade da sua conservação e protecção na base da solidariedade internacional, conhecimento, salvaguarda e valorização do patrimônio em todos os países, bem como aconselha a sua preservação e valorização.

Para 2024, o tema escolhido é «Catástrofes e conflitos à luz da Carta de Veneza», que foi adoptada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados.

Passadas seis décadas, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Neste sentido, a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, coordena a Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural e Mundial que se propõe a promover a implementação de programas de conservação e a gestão participativa do patrimônio cultural, tendo em conta a necessidade de se adoptarem medidas especiais de acompanhamento do património cultural nacional de valor universal excepcional.

No âmbito da Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural e Mundial, fazem parte da agenda de prioridades, a implementação do Plano de Gestão de Mbanza Kongo 2024-2028, a preparação da edição de 2024 do Festikongo, bem como o Processo de Inventário do Género de Musica e Dança Semba, candidatos a Patrimônio Imaterial.

Para já, os géneros de dança e música tchianda e kizomba e os instrumentos musicais marimba e quisanje são declarados a partir de hoje Patrimônio cultural pelo Ministério da Cultura. Quanto aos monumentos e sítios, o Ministério da Cultura vai declarar, igualmente, a Igreja da Missão Católica do Cuvango, na província da Huíla, o Colégio São José de Cluny, na província de Luanda, e a Igreja Metodista Unida de Malanje, na província de Malanje.

Angola é parte da Convenção sobre o Património Mundial, Cultural e Natural, aprovada em 1972, pela Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e, desde 11 de Março de 1977, membro da UNESCO, tendo sido nesta qualidade que aderiu e ratificou outros instrumentos de cooperação internacional ligados à salvaguarda e preservação de bens históricos de valor universal.

Previous Dia Mundial da Hemofilia

Newsletter

Preencha o formulário abaixo e subscreva a nossa Newsletter.

Copyright ©️ 2024 Órgãos de Apoio ao Vice-Presidente da República (OAVPR) | Todos os direitos reservados